/ coleção

Plataforma exibe realizações contempladas via programas ou outras formas de apoio e produção do próprio Itaú Cultural

Desde a sua criação, faz 33 anos, a instituição incentiva o cinema brasileiro, seja em editais e produções, seja em atividades de difusão e reflexão. O streaming, que acaba de lançar, exibirá a sua coleção permanentemente.

O Itaú Cultural apoia o cinema brasileiro desde a sua criação, em 1987. Naquele mesmo ano, começou com um programa de cinema cultural, para incentivar a produção de curtas-metragens sobre a história política e cultural do país e formação de videoteca. Entre as ações que se seguiram, inclui-se a distribuição de filmes para escolas públicas, bibliotecas, centros culturais e secretarias de cultura, desde 1994 (veja Linha do Tempo), e apoios por meio do programa Rumos Itaú Cultural – um dos filmes contemplados, só para citar um exemplo, é Ela volta na quinta, de Andre Novais.

Ainda, participa de produções ou realiza as suas próprias, como a série ICONOCLASSICOS. Promove itinerâncias, ciclos de filmes para adultos e crianças ou debates e reflexões, entre outras atividades em torno deste universo. A recém-lançada Itaú Cultural Play exibirá permanentemente a sua coleção e de parceiros de importantes festivais e mostras de cinema no Brasil, como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o É Tudo Verdade e o forumdoc.bh.

Para destacar algumas das obras presentes em seu catálogo inaugural, vale mencionar Daquele instante em diante, filme de Rogério Velloso, dirigido em 2010, sobre o músico Itamar Assumpção.  Ele apresenta a vida e a obra do artista, compositor genial, que deixou um legado incontornável para a história da música autoral no Brasil. Diferentes vozes compõem um retrato da complexa personalidade do Nego Dito, criador independente que desvinculou a sua arte dos mecanismos e sistemas da indústria cultural.

Outra produção é EVOÉ! Retrato de um antropófago, dirigido, em 2011, por Tadeu Jungle e Elaine Cesar sobre o encenador e dramaturgo José Celso Martinez Corrêa. Trata-se de uma mescla de viagem biográfica, performance artística, monólogo em vídeo e aula sobre teatro, corpo e política. Tudo isso é alinhavado por um acervo de filmes caseiros a entrevistas, passando por debates televisivos e espetáculos.

Produção do Itaú Cultural, A paixão de JL, de Carlos Nader (veja em Diretores em destaque) , é um ensaio poético sobre o artista visual José Leonilson. Vítima da AIDS, ele faleceu em 1993, deixando em seus arquivos um diário em fitas cassete gravado nos últimos anos de sua vida. Nele, registrou seu cotidiano, sonhos, lembranças, reflexões sobre o fazer artístico e confissões sobre o amor e a morte. Realizado em 2014, o filme ganhou o Prêmio de Melhor Documentário Brasileiro no É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários de 2015.

Vale indicar, também, Patxohã, a língua de guerreiros, que tem produção do Itaú Cultural e direção do jornalista Claudiney Ferreira, gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura da organização. A obra revela a jornada do povo indígena Pataxó, do Sul da Bahia, para reconstruir seu idioma original, o patxohã. A mobilização das lideranças indígenas e o trabalho de escuta realizado junto aos anciãos, memória viva da tribo, guiam os caminhos de uma busca maior por identidade e reconhecimento culturais.

O documentário se destaca pelo protagonismo dado aos indígenas e pela originalidade do tema. A reconstrução da língua patxohã é também o ponto de partida para uma reflexão sobre a história, os mitos e lutas dos Pataxós e um testemunho contundente da sistemática violência do homem branco.


Acesse aqui as informações e frames para download de todos os filmes da coleção permanente do Itaú Cultural em exibição na Itaú Cultural Play

home

Plataforma de streaming gratuita de cinema brasileiro
A partir de 19 de junho de 2021
No celular, tablet, computador e TV
Endereço para cadastramento e acesso à plataforma: itauculturalplay.com.br


Avenida Paulista, 149,
Estação Brigadeiro do Metrô 
Fones: (11) 2168-1777 
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br

www.itaucultural.org.br

Assessoria de  imprensa:
Itaú Cultural - Conteúdo Comunicação 


Carina Bordalo: (11) 9 8211 6595 carina.bordalo@terceiros.itaucultural.org.br
Cristina R. Durán: (11) 98860-9188
cristina.duran@conteudonet.com
Larissa Corrêa: (11) 98139-9786 / 99722-1137
larissa.correa@terceiros.itaucultural.org.br
Mariana Zoboli: (11) 98971-0773
mariana.zoboli@conteudonet.com  
Roberta Montanari: (11) 99967-3292
roberta.montanari@conteudonet.com       
Vinicius Magalhães: (11) 99295-7997
vinicius.magalhaes@conteudonet.com

www.conteudocomunicacao.com.br  


2021 - DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO