/ Históricos

Seleção das principais obras de Glauber Rocha e produções de futebol segundo Luiz Carlos Barreto

O catálogo do streaming de cinema do Itaú Cultural apresenta os filmes do diretor baiano Glauber Rocha organizados com cuidado curatorial adequado à importância de sua obra. Também traz produções do diretor, fotógrafo e o mais antigo produtor no cinema brasileiro Luiz Carlos Barreto, focadas no futebol mais apaixonante, como o de Garrincha e Pelé

Uma curadoria apurada na seleção de filmes de Glauber Rocha, pinçada da primeira à última produção de sua obra, e a reunião dos principais longas-metragens produzidos ou dirigidos por Luiz Carlos Barreto, celebram a história do cinema brasileiro no lançamento do streaming Itaú Cultural Play.

De Glauber, não poderia faltar, por exemplo, o drama clássico de 1964 Deus e o diabo na terra do sol, com Geraldo del Rey, Lídio Silva, Maurício do Valle, Yoná Magalhães, Othon Bastos, Sônia dos Humildes no elenco. O filme, que coloca o espectador no centro do drama sertanejo, foi exibido em Cannes, em 1964, quando ele tinha 25 anos. Assim, o cineasta apresentou ao mundo o Cinema Novo brasileiro, provocou grande aceitação na prestigiosa crítica francesa e ingressou no circuito dos grandes festivais europeu.

Cannes também assistiu a Terra em transe, três anos mais tarde, em 1967, e o reverenciou com o Prêmio Luiz Buñuel e o Prêmio Fipresci. Este filme, produzido por Luiz Carlos Barreto e um dos presentes na plataforma de cinema do Itaú Cultural, levou, ainda, o Prêmio Especial do Júri no Festival de Acapulco, México, em 1966, e o Náiade de Ouro no Festival do Cinema Livre, Itália, em 1964. Com Jardel Filho, José Lewgoy, Paulo Autran e Paulo Gracindo no elenco, é considerada uma obra-prima no cinema de Glauber.

Com os tempos áureos do cangaço, em que duelava com Lampião e Corisco, como pano de fundo, O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro, de 1969, tem elenco formado por Jofre Soares, Hugo Carvana, Mário Gusmão, Mauricio do Valle, Odete Lara e Othon Bastos. O cineasta Martin Scorsese tem sido, há anos, um dos principais divulgadores fora do Brasil desta obra que ganhou o Prêmio de Melhor Direção no Festival de Cannes, em 1969.

Barreto e o futebol
Entre as produções realizadas ou produzidas por Luiz Carlos Barreto, que constam do catálogo do Itaú Cultural, vale destacar Garrincha, alegria do povo, documentário clássico produzido por ele e dirigido por Joaquim Pedro de Andrade em 1962. Este filme marcou um estilo inovador, para a época. Tanto na montagem, quanto na fotografia e com a entrevista e a voz em off, abriu novos caminhos para o gênero no Brasil.

Também cabe mencionar, Isto é Pelé, direção de Barreto ao lado de Eduardo Escorel, em 1974. Trata-se de uma compilação incansável de lances e gols do rei brasileiro do futebol. O documentário é considerado uma obra-prima do gênero futebolístico, uma aula magna sobre o futebol-arte praticado por Pelé, três vezes campeão do mundo pela seleção brasileira.


Acesse aqui as informações e frames para download de todos os filmes de Luiz Carlos Barreto e Glauber Rocha em exibição na Itaú Cultural Play.

home

Plataforma de streaming gratuita de cinema brasileiro
A partir de 19 de junho de 2021
No celular, tablet, computador e TV
Endereço para cadastramento e acesso à plataforma: itauculturalplay.com.br


Avenida Paulista, 149,
Estação Brigadeiro do Metrô 
Fones: (11) 2168-1777 
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br

www.itaucultural.org.br

Assessoria de  imprensa:
Itaú Cultural - Conteúdo Comunicação 


Carina Bordalo: (11) 9 8211 6595 carina.bordalo@terceiros.itaucultural.org.br
Cristina R. Durán: (11) 98860-9188
cristina.duran@conteudonet.com
Larissa Corrêa: (11) 98139-9786 / 99722-1137
larissa.correa@terceiros.itaucultural.org.br
Mariana Zoboli: (11) 98971-0773
mariana.zoboli@conteudonet.com  
Roberta Montanari: (11) 99967-3292
roberta.montanari@conteudonet.com       
Vinicius Magalhães: (11) 99295-7997
vinicius.magalhaes@conteudonet.com

www.conteudocomunicacao.com.br  


2021 - DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO